quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Especial SBT 29 Anos - Programas Infantis

Não é de hoje que o SBT investe no público infantil, desde a criação da rede o SBT vem agradando os pequeninos e os adolescentes. Relembre agora os maiores sucessos infantis que passaram na Telinha do SBT nestes 29 anos.

DOMINGO NO PARQUE
Apresentação: Silvio Santos
Período de Exibição: 1981 - 1986
Tratava-se uma gincana infanto-juvenil envolvendo duas escolas adversárias, premiação de brinquedos e tênis (em especial o Tênis Montreal, grande patrocinador do programa por longos anos). Outro quadro de destaque era aquele com a participação de bebês na brincadeira de jogar o dado. Mas, e as atrações a que mais fez sucesso foi a brincadeira do “Foguete”, onde a criança participante entrava numa câmara com isolamento acústico aonde ela deveria gritar apenas Sim ou Não, logo após Sílvio Santos propor trocas estranhas como uma Barbie por uma Bicicleta BMX Pantera da Monark. O quadro provocava risadas, quando a criança trocava (sem ouvir) um brinquedo caro por um sorvete, por exemplo.
Ainda no programa, as crianças ganhavam bonés com orelhinhas como as do Mickey e o distintivo do programa Clube do Mickey e tinha aquela latinha onde ou saía uma flor ou uma cobrinha e as crianças gritavam de medo! Os participantes podiam durante o programa ganhar um tênis Montreal, só precisavam estar afiados para falar o nome do modelo “antimicrobiel”.


SESSÃO DESENHO
Apresentação: Vovó Mafalda
Período de Exibição: 1981 - 2007
A Sessão Desenho foi um programa da emissora de televisão SBT.foi criado em 1981, quando era exibido nas manhãs da recém-criada emissora; nesta época, ele não tinha apresentadores. Após algumas mudanças de horário, em 1991, passou a ser apresentado pela Vovó Mafalda. Em 1992, o programa também foi apresentado pela apresentadora Eliana. Entre os anos 1995 e 1997, o programa ganhou um cenário rural no comando da Vovó Mafalda, passando assim o programa a se chamar "Sessão Desenho no Sítio da Vovó". Depois disto, a Vovó saiu do programa, que passou a ser exibido às seis horas da manhã. Com a estréia do TJ Manhã, apresentado por Patrícia Pioltini, em 2001, o programa era exibido às sete da manhã. Em 2002, o SBT estreou o Art Attack da Disney, na faixa das sete da manhã; com isso, a Sessão Desenho passou a iniciar às 7h20. Com o fim do Art Attack, a Sessão Desenho ocupou o horário deste. A última exibição da Sessão Desenho foi em 23 de março de 2007, já que o SBT transferiu o programa Bom Dia & Cia para as sete horas da manhã. Pouco tempo depois o infantil Carrossel Animado passou a ocupar o horário das 7h00.
BOZO
Apresentação: Bozo
Período de Exibição: 1981 a 1991
Programa de auditório com brincadeiras no palco com as crianças que participavam das gravações, com sorteios, encenações e desenhos. Bozo lia cartas dos telespectadores, dava lições de bom comportamento e higiene além de cantar musicas de seus LP’s que eram sucesso com a garotada.
ORADUKAPETA
Apresentação: Sérgio Malandro
Período de Exibição: 1987 a 1990
O programa diário de Sérgio Mallandro apresentava brincadeiras com as crianças da platéia, quadros humorísticos e desenhos animados. Foi neste programa que surgiu a famosa Porta dos desesperados onde o apresentador chamava uma criança para subir no palco e escolher uma entre três portas. Uma delas continha vídeo-games e bicicletas, entre outros brinquedos. As outras duas tinham um monstro ou um gorila que perseguia a criança. E as crianças saiam chorando de medo do macaco.
SHOW MARAVILHA
Apresentação: Mara maravilha
Período de Exibição: 1987 a 1993
O programa apresentava desenhos singelos, que ensinavam as crianças a lidar com problemas pessoais, ensinavam sobre natureza, valor da amizade, amor, além de aventuras. O programa era recheado de brincadeiras no palco com as crianças que iam a gravação para se divertirem. A apresentadora também anunciava convidados de interesse do público infantil como Trem da Alegria, Abelhudos, Trio Maravilha e Os Marotos e sorteava brinquedos.
DO RÉ MI FÁ SOL LÁ SIMOMY
Apresentação: Simony
Período de Exibição: 1988 a 1989
Programa de auditório com brincadeiras no palco com as crianças que participavam das gravações. Simony interagia com Palhaço Gargalhada, Cores Cordélia e Professor Osório, além de brincadeiras o programa exibia desenhos e tinha musicais na maioria das vezes com musicas da apresentadora.

SHOW DA SIMONY
Apresentação: Simony
Período de Exibição: 1989 a 1990
Formato: Programa de auditório com brincadeiras no palco com as crianças que participavam das gravações. Além de brincadeiras o programa exibia desenhos e tinha musicais na maioria das vezes com musicas da apresentadora.
DO RÉ MI FÁ SOL LÁ SI COM MARIANE
Apresentação: Mariane
Período de Exibição: 13 de maio de 1989 - 1990
Programa de auditório com brincadeiras no palco com as crianças que participavam das gravações. Além dos personagens deixados por Simony (DO RÉ MI FÁ SOL LÁ SIMOMY) foram criados mais dois personagens Charlito e Alvarenga. Além de brincadeiras o programa exibia desenhos e tinha musicais na maioria das vezes com musicas da apresentadora.
PROGRAMA MARIANE
Apresentação: Mariane
Período de Exibição: 1990 a 1991
Formato: Programa de auditório com brincadeiras no palco com as crianças que participavam das gravações. Além de brincadeiras o programa exibia desenhos e tinha musicais na maioria das vezes com musicas da apresentadora. Foi incluso no programa quadros de preservação ao meio ambiente.
FESTOLÂNDIA
Apresentação: 1991 a 1992 – 1999 a 2005
Período de Exibição: Eliana
Programa de auditório com brincadeiras no palco com as crianças que participavam das gravações. Saiu do ar em 1992 e voltou em 1999 com apresentação de Jackeline Petkovic sem auditório apenas com exibição dos desenhos. Em 1998 o programa passa a exibir os desenhos sem apresentadora.

BOM DIA & CIA
Apresentação: Priscilla Alcântara, Yudi Tamashiro e Maísa Silva.
Período de Exibição: 1993 – Exibido Atualmente
Já teve seu formato alterado várias vezes. No inicio com apresentação de Eliana era um formato mais educativo em 1997 com participação de bonecos manipulados manualmente Flitz, um computador, Bizuca e Recicléia e tinha a presença de Melocoton um Bonecão que era o querido da garotada. Em 1997 o programa passou a se chamar Eliana & Cia. Em 1998 muda de apresentadora e Jackeline Petkovic (Jack) passa a apresentar o programa, voltando ao nome original do programa, mantendo no inicio o mesmo formato deixado por Eliana. Em 2003 muda novamente o formato saem os personagens de fantoches e conta apenas com a presença de Jack contando curiosidades, histórias, recebia artistas, lia cartas dos telespectadores e ainda havia o Clubinho do Bom Dia & Cia. Também em 2.003 sai Jack e entra Jéssica Esteves e Kauê Santin e o formato foi modificado também os apresentadores apenas contavam histórias.
Em 2005 troca-se novamente os apresentadores entram no lugar Priscilla Alcântara e Yudi Tamashiro e Ítala Matiuzzo onde o formato era apenas dança e poucas conversas entre os apresentadores e os telespectadores. Em 2006 sai a apresentadora Ítala Matiuzzo. Em 2007 o programa passa por um novo formato que é o usado até hoje passou a ser ao vivo com interatividade entre os telespectadores e os apresentadores por telefone que através de brincadeiras (competições) distribui de prêmios as vencedores. Com exibição de desenhos entre as competições.
Ressaltando que todos os formatos do programa tinha exibições de desenhos animados.

CASA DA ANGÉLICA
Apresentação: Angélica
Período de Exibição: 1993 a 1996
Programa de auditório com brincadeiras no palco com as crianças que participavam das gravações. Além de brincadeiras o programa exibia desenhos e tinha musicais na maioria das vezes com musicas da apresentadora. O programa era composto de quadros onde a apresentadora fazia imitações caricatas de personalidades brasileiras e internacionais.

SÁBADO ANIMADO
Apresentação: Maisa Silva
Período de Exibição: 1.995 – Exibido Atualmente
No inicio era apenas uma sessão de desenhos e de longas de animação. Desde 2.008 Programa passou a ser ao vivo com interatividade entre os telespectadores e os apresentadores por telefone que através de brincadeiras (competições) distribui de prêmios as vencedores. Com exibição de desenhos ou longas de animação entre as competições.
ZUZUBALÂNDIA
Apresentação: Diversos Personagens .
Período de Exibição: 1998
Programa com bonecos manipulados manualmente. Usando temas educacionais e os politicamente corretos em suas histórias.
DISNEY CLUB
Apresentação:Diego Ramiro, Leonardo Monteiro, Caíque Benigno, Jussara Marques, Danielle Lima e Murilo Troccoli
Período de Exibição: 1997 - 2001
Programa com parceria da Disney mostrava o dia a dia do Comitê Revolucionário Ultrajovem – CRUJ, formado por crianças com o intuito de abrir espaço para que os ultra-jovens pudessem dizer as injustiças que sofriam dos adultos, inclusive nos problemas que arranjavam em casa, na escola, na rua e na sociedade. Era exibido no programa desenhos da Disney.

A HORA WARNER
Período de Exibição: 2001 a 2007
Apresentação: Personagens infantis da Warner.
O programa era um esboço do programa Pernalonga e Patolino exibido pelo Cartoon Network. Onde os personagens intercalavam a apresentação com os desenhos dos Looney Tunes .
CARROSSEL ANIMADO
Apresentação: Priscilla Alcântara,Yudi Tamashiro e Maisa Silva
Período de Exibição: 2.007 - Exibido Atualmente
Programa ao vivo com interatividade entre os telespectadores e os apresentadores por telefone que através de brincadeiras (competições) distribui de prêmios as vencedores. Com exibição de desenhos ou longas de animação entre as competições. Priscilla Alcântara eYudi Tamashiro. A partir de 11 de maio de 2009 passou a ser apresentado por Rebeka Angel das 07h00 ás 08h45.A partir do dia 22 de Maio de 2010 voltou a ser Apresentado por Priscilla Alcântara,Yudi Tamashiro e Maisa Silva.
DOMIGO ANIMADO
Apresentação: Maisa Silva
Período de Exibição: 2007 -2010
Programa ao vivo com interatividade entre os telespectadores e os apresentadores por telefone que através de brincadeiras (competições) distribui de prêmios as vencedores. Com exibição de desenhos ou longas de animação entre as competições.
(Fonte Infantv e Wikipédia)

3 comentários:

  1. nossa!!!
    muiito bom.. eu adorava o disney club ..
    deveria voltar esses programas legais
    tambem os seriados antigos q eram muiitu legais

    ResponderExcluir
  2. rafaela sp

    No tempo da disney club...
    era muito legal, por demais.Naquele tempo
    todos meus amigos assistiam ,pq o silvio santos
    tirou o disney club do ar .sabendo que na época era a sesação do momento comité revúlucionario ultra jovem ,eu gostaria q voltase para quem assistiu no passado relembra e quem não conhece conserteza ira gostar muito pq disney club era progama de verdade pra crianças não o q passa hoje em dia .

    ResponderExcluir
  3. gabriel disse...
    po meu o silvio santos eo maior cabeça dura,de ter tirado o cruj cruj do ar,hoje as programações do sbt não nada aver com as de antigamente,então eu digo o silvio tem que colocar o cruj cruj no ar novamente..

    ResponderExcluir