Alguns programas de TV fazem tanto sucesso com suas provas e brincadeiras que se transformam em jogos de tabuleiro e alegram jovens e famílias, que se sentem como se estivessem participando do programa. Vamos recordar alguns deles e vamos ver como há opção além de War, Jogo da Vida e Banco Imobiliário!
SÓ COMPRA QUEM TEM
Não pense que jogos de tabuleiro baseados em programas de TV são algo recente. Só Compra Quem Tem era um dos mais conhecidos quadros do Programa Silvio Santos nos anos 70, apesar do nome esquisito. O Programa Silvio Santos na época não era muito movimentado, e quase todo baseado em quiz-show, verdadeira mania nacional. Seja com casais (Ela Disse, Ele Disse), com experts (Arrisca Tudo) ou com o povão, mesmo, todos queriam sentar na bancadinha e responder as perguntas. Os prêmios do programa eram vários, e de valores diferentes, tais como: passagem aérea da VASP, ferro elétrico, aparelho de som, garrafa térmica Invicta, panelas T-Fal, enceradeira com aspirador, frasqueira, calculadora eletrônica, eletrola, rádio, televisor com tela grande, VW Fusca da Vimave.
O jogo produzido sob autorização da Publicidade Silvio Santos (embrião da futura TVS), reproduzia tudo isso, trazendo os mesmos prêmios. Perguntas de nível escolar e ginasial, pra ninguém achar muito difícil e poder participar davam até um caráter educativo ao joguinho. Outra curiosidade é que o dinheirinho de mentira do jogo trazia o rosto de Silvio Santos!
QUAL É A MÚSICA?
Mais um clássico da domingueira do Patrão. A primeira versão do programa durou longos anos entre as décadas de 1970 e começo da de 1990. Mas somente quando o programa reestreou, já perto do ano 2000, que recebeu adaptações para ser jogado em casa. Uma versão rara de se encontrar foi feita em CD-Rom, para computador. Talvez não tenha vingado em razão de dificuldades com os direitos autorais das canções (não teria graça ficar jogando apenas com músicas de domínio público, como cantigas de roda e cirandinhas...). A outra versão, mais conhecida, era um jogo de tabuleiro, valendo notas musicais em vez de dinheiro. Com o sucesso do programa atualmente, a Estrela relançou o jogo em 2008.
SHOW DO MILHÃO
Sem dúvida, foi a franquia de maior sucesso lançada até hoje por um programa de TV. O Show do Milhão foi uma verdadeira febre que gerou várias edições em CD-Rom para computador, várias edições do jogo na versão tabuleiro, um livro, um mini-game e, de quebra, ressuscitou o video-game clássico Mega Drive, da Tec Toy, permitindo, assim, o lançamento do jogo também na versão cartucho de 16 bits para esse console.
Além disso, o Banco Panamericano ainda lançou o financiamento de uma linha de computadores populares batizada de "Computador do Milhão" em alusão ao cultuado programa do Patrão.
PASSA OU REPASSA
Um grande sucesso entre a garotada nos anos 90 foi o jogo de tabuleiro do programa comandado por Gugu. Várias versões foram lançadas, e tinha turma que se juntava na rua com cremes e espumas para fazer a parte da Torta na Cara. Sem dúvida, esse jogo marcou a infância de muita gente. Lançado pela TV Game e depois pela Estrela.
TOPA OU NÃO TOPA
Programa que fez bastante sucesso, mas não tanto quanto o Show do Milhão, gerou uma variedade grande de versões para a disputa das maletinhas com dinheiro. Uma versão de tabuleiro, tradicional, com dinheirinho, cartões e maletinhas. Outra mais simples, com cards no lugar das maletas. Outra sofisticada e cara, com tabuleiro eletrônico, voz, tela LCD e botões no lugar das maletas. E a última, uma versão mini-game, estilo palm-top. Mais curioso ainda é as versões card, tabuleiro e eletrônico foram produzidas por empresas diferentes. A foto acima exibe as versões eletrônicas em inglês, mas eles já são vendidos no Brasil em português.
Dá ainda pra jogar uma versão em flash de Deal or no Deal, que é o Topa ou Não Topa original. É igualzinho ao nosso. Confira clicando aqui.
Do SBT para a mesa da sala ou para a casa de praia em dia de chuva saíram outros jogos, tais quais Ídolos, Roda a Roda (cuja versão original, Wheels of Fortune, era também game de Super Nintendo) e Family Feud (cuja versão original também virou joguinho de videogame).
O mais sensacional de todos, porém, é o...
JOGO DO BAÚ DA FELICIDADE!
Sim, a Estrela lançou há alguns anos um jogo de tabuleiro cujo objetivo dos participantes era acumular todos os prêmios do Baú da Felicidade! E com direito à roleta com seis números que fazia o papel de pião da Casa Própria! Mas não pense que era fácil: se não pagasse a mensalidade do carnê, não ganhava prêmio nenhum. Acredite, o jogo era assim mesmo...
Fonte : obaudosilvio.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário